Dani Balbi Comunicação
Bolsonaro é inimigo da Ciência e da Tecnologia!

O governo Bolsonaro não esconde que é inimigo da ciência e da tecnologia. Em edição extra do Diário Oficial da União da última segunda-feira (29), Bolsonaro editou uma medida provisória que limitou a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
Criado em 1969, o FNDCT é um dos principais programas de recursos orçamentários e financeiros de apoio à infraestrutura científica e tecnológica das universidades e institutos de pesquisa. Uma lei aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado impedia o
contingenciamento de recursos vinculados ao fundo. Com a nova MP de Bolsonaro, publicada nesta semana, essa proibição deixou de estar vigente e novos ataques à Ciência e Tecnologia são feitos pelo governo negacionista.
Os ataques de Bolsonaro à Ciência e Tecnologia não são uma novidade. No final do ano passado, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou em estudo que os investimentos federais no sertor vem caindo desde 2015 e chegarma ao seu menor valor em mais de uma década no governo atual. O Observatório do Conhecimento, através de outro estudo, apontou que o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq) teve uma queda orçamentária de 49,7% de 2015 para cá. A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao MEC, convive com cortes na ordem de 42,6% desde 2015.
Ano passado, é verdade, os investimentos em Ciência chegaram a subir, mas sofreram novamente com o contingenciamento imposto pelo Governo de Bolsonaro e Paulo Guedes. Somente no Ministério da Ciência e Tecnologia, os cortes ultrapassaram os R$ 2,5 bilhões de reais, sendo a pasta com maior volume bloqueado pelos cortes do governo.
Fica evidente que o atual governo não tem nenhum compromisso com o desenvolvimento científico e tecnológico da nação. Um governo negacionista, que tem em suas mãos mais de 600 mil mortes por negar a ciência durante a pandemia da Covid-19, que desestrutura toda rede de pesquisa e produção científica da nação e que precisa ser derrotado em 2 de outubro.
Vamos, juntos, derrotar Bolsonaro e toda bancada negacionista nas urnas na próxima eleição. Recolocar o Brasil e o Rio de Janeiro no caminho do desenvolvimento científico e tecnológico é um dos compromissos que assumo como candidata a deputada estadual!