top of page
  • Foto do escritorDani Balbi Comunicação

Bolsonaro e Castro: inimigos da cultura e dos LGBTQIA+


O último edital de cultura do governo Claudio Castro demonstrou o alinhamento do governador com o bolsonarismo nos ataques à população LGBTQIA+ com a exclusão do segmento. Presente até os projetos inscritos em 2020, a linha que incluía a população LGBQIA+ nos editais do estado foi extinta ano passado, demonstrando toda homofobia que existe dentro do governo do Estado. Homofobia essa que é compartilhada pelo governo Federal, onde os retrocessos para a população LGBQIA+ são inúmeros.


A gestão da cultura no governo de Jair Bolsonaro é a pior de toda nossa história. Além da exclusão do Ministério da Cultura, o governo genocida esvaziou o setor, tentou promover censura em obras que não lhe agradavam e incluiu a moral religiosa para os projetos ligados ao segmento. Retrocessos múltiplos que tinham a marca de gestores que colocavam seus preconceitos como elementos centrais das políticas públicas. É preciso dar um fim a essa prática.


Derrotar Bolsonaro e Claudio Castro é fundamental para a retomada das políticas públicas em cultura. Como candidata a deputada estadual assumi o compromisso de fazer pressão na comissão de cultura da Alerj para a retomada do setor, com diversidade e com investimentos públicos em cultura. Precisamos desburocratizar os editais e democratizar o acesso aos investimentos para os produtores culturais das mais diversas áreas. É urgente que se aprove uma versão estadual da Lei Aldir Blanc e que possamos espalhar os pontos de cultura e de mídia livre por todas as periferias e regiões do estado do Rio de Janeiro.


Quero, na Alerj, lutar pela qualificação e profissionalização dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, fortalecer as manifestações regionais das diversas regiões do estado, transformar o antigo DOPS em um Museu da Memória e Verdade no Rio de Janeiro, bem como fazer o mesmo com a “Casa da Morte” em Petrópolis. Enxergo a cultura como uma grande ferramenta de transformação para nosso povo e acredito que a retomada do setor vai gerar muitos empregos para nossa população.

Também assumi o compromisso com o combate aos preconceitos contra comunidade LGBTQIA+ e, para tal, vamos buscar a criação de reserva de vagas nas escolas, universidades e concursos públicos para pessoas trans nas proporções do censo do IBGE, incentivar a contratação da população trans através de incentivos fiscais, reconstruir o programa Rio Sem LGBTQIA+fobia, e programas de conscientização dos corpos docente e discente nas escolas e universidades.


Nos últimos anos, as mortes de LGBQIA+ no Brasil aumentaram 33%. Em 2021, o Brasil assassinou um LGBTQIA+ a cada 27 horas. Nossa comunidade convive com uma taxa menor de empregabilidade, com discriminação até nos serviços de saúde e isso tudo é reflexo direto da política de ódio promovida por Bolsonaro e seus aliados. Combater o preconceito contra as pessoas LGBTQIA+ é defender a vida. Nossa candidatura não se furta a fazer a defesa da comunidade LGBTQIA+!


A garantia da transversalidade da questão LGBTQIA+ nos editais de cultura, mais do que a democratização do acesso à cultura, também é uma arma importante no combate ao preconceito. A Cultura é uma importante ferramenta para a promoção da cidadania e defesa da vida das pessoas LGBQIA+ e por isso a remoção da linha específica destinada à nossa população nos editais do governo do Estado é tão grave. Lutaremos, na Alerj, para reverter esse verdadeiro crime contra os LGBTQIA+!


Bolsonaro e Castro são inimigos da cultura e dos LGBQIA+! Nessas eleições, em defesa da vida, da cultura e de um Brasil que combata todas as formas de preconceito derrotaremos o bolsonarismo e, junto com Lula e Freixo vamos devolver a cultura e a esperança para os braços do nosso povo!


#Cultura #LGBTQIA #Homofobia #Censura #DaniBalbi #DaniBalbi65123 #Lula #Freixo

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page