top of page
  • Foto do escritorDani Balbi Comunicação

Eleger Lula no 1º turno, fortalecer nossa democracia e derrotar o Bolsonarismo no Rio de Janeiro


A Pesquisa IPEC divulgada ontem (12) demonstrou a possibilidade real da vitória do ex-presidente Lula no primeiro turno. Ao contrário do que analistas de grandes emissoras especulavam, a vantagem do petista sobre o candidato genocida aumentou apesar dos atos antidemocráticos promovidos (com uso de verba pública) no 7 de Setembro. Existe hoje uma chance real de colocarmos nosso país novamente no caminho da democracia, do emprego, da redução das desigualdades e do combate à fome. A batalha eleitoral pode ser decidida no dia 2 de outubro e minha campanha estará firme, nas redes e nas ruas, lutando por mais votos para dar um fim aos retrocessos impostos por Bolsonaro e seus aliados.


Desde a redemocratização e a promulgação da Constituição Cidadã de 1988 nunca tivemos uma amaça tão grande ao estado democrático de direito. Desde que se elegeu, Jair Bolsonaro dedicou-se a duas grandes tarefas como mandatário da nação: desmontar as políticas públicas de promoção à cidadania que haviam sobrevivido ao governo de Temer e buscar criar crises institucionais para testar os limites da nossa democracia. Na saúde a ciência perdeu espaço para o negacionismo, na educação professores foram tratados como inimigos e o fantasma da mordaça rondou às salas de aula, no emprego vimos o desmonte das leis de proteção aos trabalhadores e, principalmente, às trabalhadoras, a cultura sofreu tentativas de censura e até nossas urnas eletrônicas, mundialmente respeitadas, foram questionadas.


A derrota de Bolsonaro é cada vez mais sólida. Junto com o crescimento de Lula na pesquisa, o IPEC também apontou o aumento da desaprovação da maneira como Bolsonaro governa e da rejeição ao candidato à reeleição. O Brasil vai dar um fim ao governo responsável por mais de 600 mil mortes durante a pandemia e que nos colocou de volta no mapa da fome. Derrotar Bolsonaro, no entanto, não é a nossa única tarefa nessa eleição histórica.


Precisamos tomar as ruas e garantir, ainda no primeiro turno, a vitória do ex-presidente Lula, mas, precisamos também aproveitar o momento e garantir uma expressiva votação em deputados (federais e estaduais), governadores e senadores comprometidos com um projeto de retomada do desenvolvimento, de combate à fome, e de promoção de políticas públicas para devolver a dignidade e a esperança para brasileiros e brasileiras. É preciso portanto derrotar o Bolsonarismo em todas as esferas e as eleições aqui no Rio de Janeiro são estratégicas nesse sentido.


Para derrotar o Bolsonarismo aqui, em nosso estado, precisamos também derrotar Claudio Castro, seu candidato a governador. Durante o governo Castro, o Rio de Janeiro se tornou campeão nacional de mortes em operações policiais, se multiplicaram as chacinas e a violência contra a população preta nas favelas, aumentaram os feminicídios, desmontaram-se os programas de combate a LGBTQIA+fobia, foi privatizada a CEDAE e se aplicou, em nosso estado, toda política de desmonte promovida por Bolsonaro no plano federal.


Justamente para combater tudo isso, decidi ser candidata a deputada estadual. Quero ajudar a construir uma Alerj com a cara de nosso povo. Quero poder ser uma voz em defesa da educação, da cultura, da Ciência e Tecnologia, dos estudantes, das mulheres, dos Professores e das professoras, dos LGBTQIA+, dos negros e negras e da classe trabalhadora como um todo! Quero trabalhar para retomar nossa economia, gerando emprego pra nossa gente, combater todas as formas de opressão e promover educação e saúde de qualidade para todos e todas. Quero lutar pelo nosso complexo industrial da saúde, pela retomada da indústria naval e por um Rio de Janeiro que alie desenvolvimento econômico, preservação ambiental e redução das desigualdades. Quero ser a primeira deputada trans da Alerj para mudar a cara da política do nosso estado e conto com vocês para, no dia 2 de outubro, elegermos Lula Presidente, levarmos Marcelo Freixo ao segundo turno e pintar a Alerj de povo com a eleição da primeira deputada trans do Rio de Janeiro!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page