Dani Balbi Comunicação
Vamos falar sobre Educação?

A partir de hoje, até a eleição, vou falar sobre as propostas específicas que nossa campanha traz para algumas áreas que considero como prioritárias. O tema de hoje será a educação! Particularmente, considero a educação uma grande ferramenta de transformação social e uma das prioridades do meu mandato. Como professora trans, carrego como uma de minhas bandeiras a aprovação de cotas nas universidades e concursos públicos para pessoas trans. Quero promover a cidadania e a emancipação de homens e mulheres transexuais através de políticas de acesso e permanência ao ensino superior, bem como garantir seu ingresso dentro do serviço público estadual.
Hoje, a população trans tem muita dificuldade para concluir seus estudos. Segundo dados da ANTRA, cerca de 70% das pessoas trans não concluíram o ensino médio e apenas 0,02% do segmento conseguiu chegar ao Ensino Superior. Além das políticas de acesso, é preciso evitar a evasão escolar de pessoas trans, em todos os níveis, transformando o ambiente escolar e universitário mais acolhedor para toda a diversidade presente em nossa sociedade. Precisamos garantir o uso do banheiro próprio à identidade de gênero das pessoas trans e travestis, respeitar o nome social e ter programas de acolhimento e acompanhamento que combatam a transfobia em todos esses espaços.
Para além das cotas para trans, nosso mandato também terá como uma de suas preocupações a ampliação do ensino médio integral até sua universalização. Para instituir essa medida não basta apenas ampliar a carga horária das escolas. É preciso reformular toda educação básica como conhecemos reajustando salários e criando plano de carreiras atrativos para todos profissionais da Educação. A Escola precisa ser um ambiente atrativo, acolhedor e democrático, com todos segmentos dialogando de forma permanente e com congressos escolares que pautem desde o PPP até a forma de utilização do orçamento da escola.
Quero que a escola pública estadual seja aberta e integrada à sua comunidade com o uso de sua estrutura física para atividades sócio-culturais aos fins de semana. Vamos lutar para ampliar a ação das universidades junto às emergências públicas através de seus projetos de extensão. Defendemos a função social da universidade para melhorar a vida do nosso povo.
A educação pode mudar vidas, como mudou a minha. Tudo que conquistei até aqui foi através da educação pública. Quero que mais jovens, que mais pessoas trans, que mais moradores e moradoras da periferia saibam que tem, no ensino público gratuito e de qualidade, a chance de transformar suas vidas! Vamos juntos construir uma educação emancipadora e transformadora no Rio de Janeiro. Dia 2 de Outubro peço seu voto, Dani Balbi, deputada estadual 65123.
#RioDeJaneiro #Transfobia #EscolaPublica #Universidades #UERJ #Uenf #Democracia #Estudantes #Professores